Rio -  O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Luiz Zveiter, promete prender o eleitor que descumprir a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíbe o uso de celular dentro da cabine de votação.

Segundo Zveiter, a medida é para evitar que milicianos e traficantes obriguem os eleitores a fotografar a urna eletrônica e conferir se o candidato indicado pelos marginais recebeu mesmo o
voto do eleitor.

A resolução do TSE é baseada na Lei 9.504/97, artigo 91-A, que estabelece a proibição, mas não prevê punição. Zveiter estuda a
publicação de uma portaria no TRE para estabelecer punições, como a detenção do eleitor, mesmo que ele entre na cabine com o celular desligado.

Ontem, no
Rio, durante encontro com a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, Zveiter reforçou o pedido de presença do Exército para garantir a segurança no dia da eleição, como o ‘Informe do DIA’ noticiou em junho.

Na reunião com juízes, promotores e chefes de cartório das 249 zonas eleitorais do estado, a ministra pediu rigor na aplicação da Lei da Ficha Limpa. “Esta é a conduta que a sociedade brasileira espera da Justiça Eleitoral”, disse ela.