sábado, 7 de julho de 2012

Descanso durante os plantões

Cadastrada em: 01/07/12 às 22:07, atualizada: 01/07/12 às 22:07
Plenário pl descanso 2 discussão 
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou, em segunda e última discussão,o projeto de lei nº 839/2011, de autoria da deputada Enfermeira Rejane, na última quinta-feira (28/6). O PL normatiza, na rede pública e privada, a aplicação de medidas mínimas exigíveis para a melhoria das condições de saúde ocupacional dos profissionais da enfermagem, como a proibição de plantões superiores a 24 horas ininterruptas.
“Melhorar as condições de descanso durante os plantões foi um compromisso assumido ainda na campanha. A categoria tem uma carga extenuante e é desumano encarar um plantão sem um espaço adequado para o repouso. Tenho conversado com os colegas sobre a necessidade de cobrar e denunciar os nossos direitos. Pelo projeto, os profissionais deverão ter acesso a dispositivos de proteção adequados, tais como óculos de proteção, aventais impermeáveis, luvas, toucas e máscaras; imunização contra agentes biológicos e demais doenças evitáveis por vacinação, e hemograma completo, anual, para os profissionais que atuem em procedimentos cirúrgicos, radiodiagnósticos, radioterapêuticos e no preparo de quimioterapia” – explica Rejane.
A parlamentar defende que a enfermagem receba o mesmo tipo de tratamento dos demais profissionais da área de saúde. Suas escalas diárias de trabalho devem ser elaboradas de forma que permitam pausas compensatórias em ambiente específico, amplo, arejado e provido de mobiliário, sem a dobra obrigatória de plantão acima de 24 horas ininterruptas.
“Com as medidas propostas, todos saem ganhando: o profissional que passa a ser valorizado e a população que contará com um melhor atendimento”, afirma a deputada.
Entenda o processo legislativo
Para um projeto ser transformado em Lei é preciso cumprir algumas etapas: o autor apresenta sua proposta ao plenário. Em seguida, passa pelas comissões da Casa. Após essa fase, segue para o plenário para ser apreciado em primeira discussão, quando pode receber emendas. Se a proposta for aprovada, ela retorna para pauta e é votado em segunda e última discussão.  Passado esse processo, o projeto de lei é encaminhado ao governador, que tem o prazo de 15 dias para sancionar (aprovar) e publicar como Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário