quinta-feira, 12 de julho de 2012

Campanha Não Foi Acidente


Cadastrada em: 08/07/12 às 20:07, atualizada: 08/07/12 às 20:07
Naofoiacidente 
A deputada Enfermeira Rejane abraçou a campanha Não Foi Acidente, que tem como objetivo divulgar e colher assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, propondo alterações no Código de Trânsito Nacional. O idealizador da campanha é Rafael Baltresca, que teve a mãe e a irmã mortas no dia 17 de outubro do ano passado, vítimas de atropelamento por um carro em alta velocidade, em São Paulo. O atropelador, Marcos Alexandre Martins, estava a 140 km/h e se recusou a fazer o teste do bafômetro. No Boletim de Ocorrência, testemunhas afirmam que Marcos estava completamente embriagado.
“Por ano, são cerca de 40 mil vítimas de acidentes de transporte. Dessas, 40% são decorrentes do álcool na direção. As mudanças aprovadas recentemente pela Câmara dos Deputados, buscando tornar a lei seca mais eficaz, não combatem de frente o problema de embriaguez, que deve ser tratado como uma questão de saúde pública”, avalia a deputada.
De acordo com os últimos casos, hoje, a pessoa que dirige embriagada e mata, é indiciada por homicídio culposo (sem intenção de matar). Neste caso, a pena se limita à suspensão da carteira de habilitação por um ano. Se o atropelador for réu primário, a punição é de apenas dois a quatro anos de prisão, podendo ser convertida em serviços para a comunidade.
Para dar entrada no Congresso Nacional com projeto de lei é necessário 1.300.000 assinaturas. Até agora, o movimento conseguiu a assinatura de mais de 502 mil eleitores. Acesse o endereço http://naofoiacidente.org/blog/ e faça parte da luta por uma legislação mais eficaz.

Fonte: Site da Deputada Enfermeira Rejane

Nenhum comentário:

Postar um comentário