sábado, 26 de maio de 2012

E a dúvida continua: Quem está com a verdade?

Jornal da Região Noroeste

Após a divulgação em outubro, sobre uma suposta fraude em uma licitação para venda de veículos da Prefeitura de São José de Ubá, o Prefeito José Hyen Gomes Ney e o procurador do município, dr. Edward Godinho, rebateram a matéria, divulgando a versão  da prefeitura em jornais e rádios. Nas entrevistas, acusaram o jornal de divulgar documentos falsos ou forjados, bem como de o repórter ter mentido na matéria.
A partir de então uma batalha acirrou-se para mostrar quem está falando a verdade. O prefeito entrou na justiça com vários processos contra o jornal, o repórter e até mesmo as pessoas que não tem nada com a matéria, também foram envolvidos pelo prefeito e terão que responder na justiça.
Primeiro o prefeito entrou com uma ação cível objetivando a condenação do jornal, do repórter e de outras pessoas, alegando danos morais por injúria, difamação e calúnia, na cidade de Itaperuna. A justiça arquivou o processo. Depois ele entrou com ação no Juizado Especial da cidade de Ubá e pede que a justiá condene as partes a lhe pagarem 40 salários mínimos de indenização. Na ação, o prefeito reconhece que ocorreu a fraude, mas afirma que foi após o leilão e diz ainda que tudo não passa de “mentiras levantadas pela oposição”.
Apesar de seus secretários terem sido na época ouvidos pela reportagem, José Hylen entrou também com uma ação de obrigação de fazer, na comarca de Santo Antônio de Pádua, em face do jornal para que este lhe apresente os documentos publicados, afirmando serem eles adulterados. Nesta ação o prefeito diz que sua gestão é de total transparência e que estão tentando manchar sua reputação.
Ainda objetivando punir o jornal e sua equipe, Hylen também entrou com processo crime na Comarca de Itaperuna alegando os crimes de calúnia, difamação e injúria.
Se fazer jornal no interior já é difícil, imagine uma empresa pequena tendo que enfrentar o podeiro de um prefeito e da justiça. Mesmo que o jornal esteja certo, os danos sofridos são incalculáveis e vão desde o tempo gasto na defesa até o gasto na contratação de advogados. Político algum gosta de crítica. Isso é certo. Toda vez que surge uma, dizem que é coisa da oposição e, talvez, mesmo não tendo ele qualquer envolvimento, parte logo pro ataque ao invés de apurar a verdade.
O tempo é o melhor remédio e cura todos os males. Passando por um bom tempo, as investigações do repórter Luiz Cláudio continuaram e, finalmente teve acesso pessoalmente ao veículo. Foram horas encapuzado dentro de um carro até chegar ao local onde o veículo está guardado. A grande surpresa foi estar frente a frente com um veículo em excelente estado de conservação, ter as mãos os documentos originais e constatar que, diferente do que o prefeito havia declarado, que o veículo continua com as placas oficiais e devidamente lacrado.
Na última sexta feira, de posse da cópia autenticada do documento e de fotos do veículo, foi a vez de ouvir a posição de Ubá. Conversando com o Procurador dr.Edward, este disse estar muito insatisfeito com o jornal, que suas  palavras haviam sido distorcidas e não respondeu as perguntas.
Questionado se tinha visto o documento “Autorização para Transferência de Veículo” devidamente preenchido, ao emitir o seu parecer no procedimento do leilão, disse que se viu algum documento não mais se recordava e que só responderia aos questionamentos feitos por escrito.
Quanto aos que lhe foram apresentados, orientou a protocá-los.
Em seguida, realizamos contato com o Chefe de Gabinete, Rafael, e com Afonso, secretário de Administração .
Os mesmos foram cordiais e olharam atentamente aos documentos apresentados, mas Afonso, ao ser interrogado, principalmente sobre o andamento de um suposto processo Administrativo que estaria correndo para averiguar a denúncia do jornal, disse também que prefere responder aos questionamentos por escrito. Rafael informou que o prefeito estava em reunião com pessoal do “Sebrae-Firjan” e que não poderia atender a reportagem. Informou que os questionamentos protocolados serão todos respondidos dentro do prazo legal.
Como o prefeito faz questão de dizer que seu governo é transparente e que qualquer cidadão pode ter acesso aos documentos, foram protocolados requerimentos solicitando informações sobre os documentos que lhe estavam sendo entregues naquele ato e protocolados outros requerendo cópias do procedimento licitatório o qual é fruto do embate, e cópia da “Autorização  para Transferência de veículo” que, por lei, deve estar preenchida em nome do vencedor do leilão e com firmas reconhecidas por autenticidade, tanto do comprador quanto do prefeito.
Solicitamos ainda cópia da comunicação da venda ao Detran, conforme determina o código Brasileiro de Trânsito.
No próximo mês, dia 05 de junho, haverá mais uma audiência no Juizado de São José de Ubá e as partes ficarão frente a frente mais uma vez e será uma ótima oportunidade para dirimirem suas dúvidas. A definição sobre quem está com a verdade só sairá após a investigação da justiça Criminal de Itaperuna, que dirá se os documentos autenticados, publicados pelo jornal, são originais ou não.
Enquanto isso, a população continua na dúvida sobre quem está falando a verdade: O jornal que publicou documentos autenticados em cartório, ou o prefeito, que nega tudo?

Um comentário:

  1. Pó iza Vocês Realmente Gostam do Adilson Tudo Pra Vocês E ele, ta Bom Foi Ele quem fés essas Montagens ai!
    Att: Messias Lucas

    ResponderExcluir