sábado, 7 de abril de 2012

A POBREZA E A CORRUPÇÃO SERVEM A QUEM?

01/09/2011 por Giulio Sanmartini 

Laurence Bittencourt (*)

Nunca a máxima “a pobreza só serve mesmo aos políticos” esteve tão presente nas nossas vidas. A exploração da miséria, da falta de independência financeira, sempre foi uma constante na vida cotidiana dos brasileiros, no entanto, nunca pareceu tão evidente como agora em tempos de corrupção e impunidades visíveis.

Como não engulo a explicação de que “é porque agora se apura mais”, o que a meu ver, só serve para aumentar e consolidar as resistências para a manutenção do status quo atual, ou seja, em última analise só serve para manter a corrupção e a miséria, cujos beneficiários são os mesmos, os políticos.

Ora, é fácil por dedução perceber que nossas resistências ao capitalismo vêm dessa absorção de que é a manutenção da “política pela política” que iremos resolver os nossos problemas. A pergunta é: por que não resolvemos?

Muito da história da humanidade se deu com a passagem dos sistemas feudais e aristocráticos (sem falar da escravidão) para o sistema capitalista. Não vou mencionar o comunismo (ou socialismo) porque simplesmente ruiu no mundo, ou seja, não deu certo. Ah, eu conheço o argumento (resistência?) de que é porque aonde foi “implantado” o que houve não foi o “verdadeiro comunismo”. Essa é ainda a mística mantida a ferro e fogo em países, por exemplo, como os da América Latina.

Bom, mas voltando a minha linha de raciocínio, penso que a não adoção do pensamento moderno, capitalista, democrático, continua sendo o grande entrave ao nosso real desenvolvimento. O incrível e o paradoxo é que, por mais incipiente que seja, é esse mesmo capitalismo que continua financiando o Estado e conseqüentemente a “vida burguesa” dos nossos políticos. Ou você tem dúvidas do padrão de “vida burguesa” dos nossos políticos? Incluindo, claro, os de “esquerda”?

Temos uma democracia que não é democracia (somos obrigados a votar) por culpa dos políticos, temos um padrão de comportamento amoral visivelmente por culpa dos políticos (que se auto protegem e se impõem a própria impunidade), temos uma exploração da miséria (e não só em época de campanha “oficial”) por culpa dos nossos políticos. E, no entanto, temos que conviver com essa mesma classe política.

Ok, o povo também é responsável por que “vende seu voto”. Mas pense comigo de quem realmente é a culpa: quem pode mudar esse quadro? São os miseráveis que estão necessitando ou seria a chamada classe dominante? Penso também que temos um povo passivo (é muito do nosso caráter), mas é possível se esperar mais de quem teve e tem condições de alimento, de boas escolas, para mudar esse quadro. Eles querem? Vá lá: nós queremos?

blog do Roberto Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário