terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Boate chamada Brasil.

Só há um culpado pela tragédia na boate kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, na madrugada de sábado para domingo: o jeitinho brasileiro. Esse jeitinho que muitas vezes nos dá tanto orgulho, é o responsável por um grupo abrir um espaço que abrigue shows, algumas centenas de pessoas e que pense somente no quanto a bilheteria e o bar deram de lucro.Falta uma porta de emergência aqui, outra ali, um extintor que não funciona( quando tem), iluminação de emergência , vistoria séria, treinamento são detalhes e, se pensando bem, num país onde a norma de segurança é burlada a todo momento, a quantidade de acidentes é minúscula , o que faz valer a pena tentar o "jeitinho brasileiro". Um sustinho aqui, outro ali, tudo bem!!
Ninguém se machucou, a caravana segue!
Isso vai desde aos donos da Boate Kiss, ou pé sujo da esquina, da creche do bairro, aos grandes empreendimentos imobiliários, até as usinas, o jeitinho alimenta os facilitadores,fiscais e o poder público que some nessa hora.
Onde está o poder público quando falamos dos flagelados da seca nordestina? Ou dos mortos em corredores de hospital? E das vítimas de Santa Catarina, de Angra, Petrópolis, Nova Friburgo ou Xerém? Dos prejudicados pelo mal gerenciamento do país? Dos sem aposentadoria, onde estão os donos desse negócio chamado Brasil que continuam levando o país sem extintores carregados, portas de emergência, saídas iluminadas, gente educada e treinada e, sempre, molhando a mão de algum esperto que oferece dificuldades para vender facilidades?
Nesse país, são centenas de mortos diariamente sem direito a choro ou tv.
A boate kiss é o pequeno retrato daquilo que vivemos todos os dias no trânsito das grandes cidades, num projeto de país sempre nos últimos postos quando se fala de saúde, educação e qualidade de vida.
A boate Brasil funciona sem saídas de fuga ,oferece diversão barata e rápida.
Nos dias que segue, haverá uma onde de devassas, multas e muito teatro, aquele faz-de-conta-que-eu-estou-cuidando mas o carnaval está aí e ninguém vai querer estragar a festa.
Bóra festejar!
Mas, veja  nós, como os jovens de Santa Maria, gostaríamos de nos divertir e de ter a certeza de que, depois da diversão, haverá mais um dia para se viver.

Um comentário:

  1. AMIGA ISA,

    ENQUANTO O POVO NÃO TIVER O CONTROLE SOBRE A VIDA PÚBLICA DOS POLÍTICOS NESSE BRASIL, A COISA SERÁ SEMPRE ASSIM.

    OS POLÍTICOS MANDAM E O POVO OBEDECE. QUEM TEM PODER OU AMIGO NO PODER, GANHA MAIS.

    TEMOS QUE RISCAR UMA LINHA DIVISÓRIA NESSE CAMPO. POLÍTICOS DE UM LADO E O POVO DE OUTRO.

    POLÍTICOS FAZEM AS REGRAS PARA O POVO SE "FÚ"; SERIA NATURAL QUE O POVO FIZESSEM AS REGRAS QUE GERISSEM A VIDA DESSES FDP's.

    TEM MATÉRIA SOBRE ISSO NO SINDICATO DO POVO (só não sei quando).

    ABRAÇOS DO AMIGO...

    DOM PAULO DE BEL
    EDITOR DO
    SINDICATO DO POVO
    UM GRITO DE ALERTA PELA VIDA NESSE MUNDO
    http://www.sindicatodopovo.blogspot.com
    .
    .
    .
    ---

    ResponderExcluir