quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Descaso com Norte e Noroeste fluminense.

O desprezo de Cabral pelos flagelados do Rio

      O que fez o governador Sergio Cabral, até agora, para minimizar o sofrimento de milhares de pessoas do Norte e Noroeste do Rio de Janeiro, que sofrem o flagelo de ter suas casas inundadas, e todos os seus pertences levados pelas águas?
Nada, absolutamente nada.
Enquanto Dilma Rousseff abandonou suas férias e voltou à Brasíla para comandar o socorro às vítimas, o governador do Rio de Janeiro, até o momento, não saiu do palácio para ver a dura realidade dos que moravam nas regiões atingidas. O que ele sabe, é o que TV mostra. E só.
Quem acompanha o site do Governo do Rio de Janeiro, como hoje por exemplo, espanta-se que a  notícia de maior destaque é que o Estado antecipará  ”as promoções de PMs e bombeiros militares - soldado pode chegar a subtenente em 25 anos, antes esse prazo era de 30 anos”.
Se as autoridades federais tivessem o mesmo comportamento de Sergio Cabral - ficassem escasteladas no palácio - nem um centavo furado viria para atender as emergencias.
Pelo site do governo - www.rj.gov.br - nada acontece.
                           * * *
A primeira notícia sobre as chuvas foi publicada no dia 3, terça-feira, às 17h56m: “sistema de alerta de cheias divulga dados em tempo real na internet”.
Acredite se quiser:
“O Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que tem o objetivo de informar as autoridades e a população sobre a ocorrência de chuvas intensas e inundações graduais que possam causar perdas materiais e humanas, divulga seus dados em tempo real na internet (http://inea.infoper.net/inea/),
através do twitter (@alertadecheias) e do facebook (https://www.facebook.com/pages/Alerta-INEA/136494276459610).
Que tal? Tem mais:
“O sistema conta com 54 estações instaladas em Petrópolis, Macaé, Campos, Italva, Itaperuna, Natividade, Lajes de Muriaé, Santo Antonio de Pádua, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, São João de Meriti, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Estão em fase de instalação outras sete estações”.
Ja imaginaram? O governo agora sabe quando chove, seguindo o Twitter ou o Facebook.
Mas quem informa?
Imagina-se que os moradores, que devem, à essa altura, estar fugindo das cheias e não tuitando.
Na quarta-feira, a situação já era grave, mas Cabral fez, nesse dia, a sua única aparição externa, desde o início do ano.
Ele foi a Mangueira, assistir a implantação do projeto Zico 10, que atenderá a 500 crianças.
Com todo respeito que Zico merece, mas a cantora Alcione atende a um número muito maior de crianças e no mesmo reduto.
Para isso ela cobra zero.
E se precisar, ainda coloca algum do seu.
                           * * *
Nesse dia, o número de desabrigados já passava dos 20 mil.
Já no dia seguinte, o Exército foi para Campos ajudar os bombeiros da região.
Cabral nem ao menos sobrevoou a área atingida.
No dia 5, o ministro da Integração Nacional veio ao Rio, e esteve no Palácio. Aí, Cabral apareceu - com a sua tradicional cara de bebe chorão - e alertou a população que a chuva continuaria. Que grande coisa…
Após um final de semana trágico, mas silencioso - para os jornalistas que trabalham para o governo - Sergio Cabral anunciou às 13h33m, de ontem, o envio de 30 bombeiros para Sapucaia para procurar 15 soterrados.
Se mandasse 150, talvez encontrassem ainda algum vivo.
Em agosto de 2009, um brasileiro de 28 anos ficou desaparecido cerca de 20 dias em um monte no Malawi, país do centro-sul da África, que faz fronteira com Moçambique e Tanzânia.
Para procurar o corpo, que acabou sendo achado por populares, Cabral enviou 11 bombeiros, via Paris.
                             * * *
Gabriel Buchmann era homem estudioso e visitou 60 países naquele ano, buscando subsídios para sua tese de doutorado. Quis escalar o monte sozinho, sem o auxílio do guia. E sumiu.
Mas por que para procurar um homem abastado, do outro lado do mundo, Cabral mandou 11 homens, enquanto que para procurar 15 miseráveis, ele só envia 30?
                         * * *
Desde ontem o vice Pezão, o ainda incansável, entrou em ação.
Sobrevoou os 11 municípios atingidos, acompanhando os ministros da Integração e dos Transportes - que foram ao Norte e Noroeste do Estado para presenciar o tamanho da fatalidade. Cobrou providencias e continua na sua campanha para suceder Cabral.
Já o governador continua no Palácio.
Hoje, às 12h51m, ainda segundo o site do governo, ele homologou a situação de emergencia em  sete municípios.
Não é nada, não é nada… não é absolutamente nada.

BLOG DO DACIO MALTA.

Um comentário:

  1. Se bobear pra São josé de Ubá ele manda dindin, dizem que as fotos da "ENCHENTE" de Ubá já estão até prontas...Onde graça a DEUS nada sofremos. Porém tem uma eleição por aí , que precisa ser ganha né?!Ahh se precisarem tenho uma fotos da "enchente"de Ubá ,muito interessantes!!!

    ResponderExcluir