sábado, 6 de outubro de 2012

Solicitação Negada na Prefeitura de Ubá

Dia  05 de julo de 2012 protocolei na Prefeitura vários requerimento com base na Lei de Acesso à Informação.No entanto só obtive resposta nos processos que tange às viagens da primeira-dama em Belém e Fortaleza, os demais fui procurar informações várias vezes e como não podia ser diferente nada de processos. Por isso resolvi recorrer ao MP para ter acesso aos processos pedidos.





Cada órgão ou entidade deverá publicar, em sua página na internet, informações completas sobre sua atuação, contratos, licitações, gastos com obras, repasses ou transferências de recursos. As informações consideradas imprescindíveis à segurança do Estado estarão protegidas por um prazo de 25 anos, prorrogáveis por mais 25 anos. No entanto, não há restrições sobre documentos e informações relacionados aos direitos humanos.

Bem, para minha surpresa esses dois requerimentos em especial não foram atendidos o que me caiu o queixo!! Por que logo esses dois?Se o slogan da administração é Trabalho e Transparência. Pela Lei a bem da verdade estas informações já deveriam fazerem partes da página oficial da prefeitura .Ora se não há o que resguardar porque não entregar a xerox solicitada do processo licitatório compra e aquisição de material permanente para o Pronto Socorro que foi procurá-lo ontem e a funcionária me disse que o mesmo se encontrava com o Secretário de Administração!
E a folha de pagamento que em todas páginas de órgãos públicos já se encontram disponíveis? O que há na folha que não pode se divulgada? Será que temos pessoas que recebem benefícios sem fazerem jus aos mesmos? Será que tem "fantasmas"na folha?
Por isso resolvi dar entrada no MP como preceitua a Lei de Acesso à Informação pedindo que seja concedida a xerox dos referidos processo, não tendo outra solução já que não mostraram que irão fazê-lo de expontânea decisão.
Uma pena que ainda hoje estas coisas fiquem escondidas e o cidadão sem o direito de saber como é empregado o dinheiro público!!


By Isa


Nenhum comentário:

Postar um comentário